O que você esta procurando?

FEISMA - Palestra Gratuita - SONNEN ENERGIA

Energia Solar: Investimento e economia Dia 18 de novembro de 2017 às 19h no auditório da FEISMA. (Vagas Limitadas)

Como conheceu a Sonnen Energia?
Rede SocialE-mail MarketingJornalPesquisa GoogleOutros

Geração distribuída: o que é e como funciona no Brasil?

Geração de Energia Distribuida

Geração distribuída: o que é e como funciona no Brasil?

O que é a Geração Distribuída?

Normalmente no Brasil o métado utilizado é a Geração Centralizada, neste modelo a forma de geração de energia acontece nas grandes usinas que produzem energia e a enviam aos consumidores atráves de linhas e redes de transmissão, chegando nas distribuidoras locais. 

Diferentemente da Geração distribuída que tem como essência tornar o consumidor, também um produtor de energia. Para isso, a geração distribuída tem vários pontos ligados à rede principal que além de, consumir também geram energia. Esses pontos podem ser residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias que geram energia através de um método renovável, por exemplo a energia solar, na qual transferem seu excedente para a rede elétrica.

Como funciona no Brasil?

O Brasil possui uma das tarifas energéticas mais caras do mundo, sobre a qual incidem ainda altas cargas tributárias que acabam deixando o valor da conta de luz pesado ao bolso dos brasileiros.

Em 17 de abril de 2012, entrou em vigor no país a Resolução Normativa Nº482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que permitiu a geração de energia pelo próprio consumidor.

Devido as suas vantagens, a cada ano milhares de consumidores integram a geração distribuída no Brasil, quase a totalidade deles através da fonte solar e dos sistemas fotovoltaicos.

Por exemplo, com a geração de energia elétrica a partir da captação dos raios solares, toda a energia gerada é aproveitada. A energia excedente gerada é injetada na rede da distribuidora, concedida na forma de empréstimo.

É aí que a Energia Solar Fotovoltaica tem grande aplicação. 

Portanto, a metodologia é de compensação. Tudo que você gera e não consome é enviado para a rede de distribuição e revertido para você em crédito, podendo ser utilizado nos horários que o sistema fotovoltaico não estava gerando energia. 

Vantagens da Geração Distribuída

  • Economia: pode alimentar até 100% da energia consumida em uma casa, empresa ou até mesmo de uma indústria e, com isso, trazer para o seu consumidor uma economia de até 95% na conta de luz.
  • Sustentabilidade: O aumento de uso de energia renovável e de fonte limpa diminui os impactos no meio ambiente e promove o desenvolvimento social local.
  • Qualidade: Como os pontos de consumo e de geração são os mesmos, a perda de transmissão é mínima!

Gostou do nosso texto? Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro do mercado fotovoltaico:  Facebook, Linkedin, Instagram. 

Orçamento gratuito

 

Sem comentários
Deixe um comentário