O que você esta procurando?

FEISMA - Palestra Gratuita - SONNEN ENERGIA

Energia Solar: Investimento e economia Dia 18 de novembro de 2017 às 19h no auditório da FEISMA. (Vagas Limitadas)

Como conheceu a Sonnen Energia?
Rede SocialE-mail MarketingJornalPesquisa GoogleOutros

Instalação no telhado: qual estrutura usar?

Instalação no telhado: qual estrutura usar?

Existem diversos tipos de telhados utilizados no Brasil, um sistema fotovoltaico pode ser instalado em qualquer tipo, cerâmico, fibrocimento, metálico, entre outros.

Isso é possível porque há um tipo de estrutura específica para cada tipo de telhado. E vamos te ajudar a entender as características de cada um e o mehor modo de aplicação dos painéis solares.

Vamos entender primeiro o que é esse suporte e pra que serve?

O suporte é uma peça intermediária entre o telhado e o perfil (ou barra) que sustentará o módulo. É ela que possibilita a fixação do perfil de tal forma que garanta segurança para toda a estrutura.

O que preciso analisar antes de instalar um sistema fotovoltaico no telhado?

A instalação de um sistema fotovoltaico em telhados é muito simples, mas devemos conferir alguns itens antes, como: a condição da telha (se ela está limpa ou suja), a condição de sua estrutura, inclinação e a orientação em relação ao Norte.

Mas como saber qual dos suportes usar?

Separamos alguns dos telhados mais utilizados no Brasil e alguns modelos de suporte da SolarFix para exemplificar como identificar a estrutura mais adequada para você utilizar.

Ondulado metálico/fibrocimento

A solução SolarFix adotada para telhado ondulado, sendo metálico ou de fibrocimento conta com um parafuso estrutural que é fixado diretamente na estrutura do telhado (terça de madeira ou metálica) sem que seja necessário a instalação de qualquer estrutura periférica. Neste parafuso é feita a instalação dos perfis de alumínio exclusivos Solarfix que dão suporte aos módulos FV que são presos com presilhas também em alumínio.

Exemplo de aplicação

 

 

 

 

 


Trapezoidal

 

Para telhado trapezoidal metálico, a Solarfix conta com duas soluções que podem ser escolhidas pelo cliente.

 

 

Base B06 com 4 parafusos auto-brocante que são instalados diretamente no perfil da telha

 

 

A peça que é fixada diretamente no telhado serve de bara para os perfis que receberão os módulos FV.

Base S06 perfil minitrilho que é instalado diretamente sobre os pontos mais altos da telha.

 

Cerâmica

A solução Solarfix para telhado cerâmico é muito versátil, pois conta com ajustes que se adaptam a diferentes arranjos, possui ajustes laterais para as bases que são em aço inoxidável.

A base fixada no caibro do telhado permite o ajuste lateral das bases, as quais levam os perfis que darão suporte aos módulos FV.

 

 

 

Shingle (Telha)

A solução Solarfix para telhado shingle é extremamente enxuta. Com apenas uma peça, já está instalada as bases que servirão de suporte para os perfis de suporte dos módulos FV.

Perfil utilizado: S07 

 

 

Gostou do nosso texto?

Para ter outras dicas e indicações instalação de sistema fotovoltaico, acompanhe nossas redes sociais: FacebookLinkedinInstagram e YouTube.

 

Sem comentários
Deixe um comentário