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Carros elétricos: Paraná anuncia isenção de impostos

Carros elétricos: Paraná anuncia isenção de impostos

O Paraná será o primeiro estado brasileiro a conceder incentivo fiscal para estimular a produção e o uso de carros elétricos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira, durante o evento internacional Smart City Expo Curitiba, um projeto de lei propondo zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos, que hoje é de 3,5%. Ele também vai apresentar uma proposta de convênio ao Conselho Nacional de Política Fazendária, Confaz, para que o Estado possa isentar o ICMS para a aquisição desses veículos.

Ratinho Junior afirmou que  “O Paraná será o primeiro estado a isentar o IPVA de carros movidos à energia elétrica, além de buscar com o Confaz, que autoriza as isenções fiscais, a possibilidade de também zerar o ICMS desses carros”, disse. “A ideia é diminuir cada vez mais o preço dos veículos elétricos e torná-los mais acessíveis à população”, afirmou no evento, que reúne mais de 6 mil pessoas, de 80 cidades brasileiras e de 25 cidades do exterior.

A ideia, ressaltou o governador, é diminuir o uso de automóveis movidos à combustão, que são mais poluentes. “Estamos trabalhando antenados naquilo que o mundo vem fazendo. A busca de soluções sustentáveis é uma realidade com o uso de carros que poluem menos”, enfatizo

Carros elétricos e energia solar

Carros são um problema para qualquer grande cidade, causando trânsito e poluição. Por não emitirem gases de efeito estufa, carros elétricos são bem menos poluentes do que os atuais, a combustão. Agora pense em uma coisa: Quanto tempo você passa dentro de seu carro se deslocando e quanto tempo o carro fica parado na garagem de sua casa ou no estacionamento de seu trabalho? Estudos indicam que em média um carro é utilizado apenas 4% do tempo ao longo de sua vida útil. Ou seja, a partir do momento em que os carros forem movidos por eletricidade, nos momentos em que não estarão sendo utilizados, representarão uma grande capacidade adicional de armazenagem de energia no sistema elétrico.

Pense então na solução de uma garagem solar . Os benefícios da utilização das coberturas solares, além de serem inovadoras e sustentáveis, também reduzem a conta de energia e para o carregamento do carro elétrico.

Como funciona a garagem solar?

A instalaçao do Carport Solar, como é chamado, pode ser construído no melhor ângulo para que o sistema apresente sempre geração de energia. Além de oferecer abrigo seguro e sombreamento para seu veículo, outro benefício da garagem solar, é que pode ser transportada conforme a necessidade.

A Sonnen possui fabricação própria de suas estruturas de fixação para painéis fotovoltaicos através da marca SolarFix, conhecida e comercializada em todo o Brasil e América Latina. A estrutura de Carport SOLARFIX é fabricada em alumínio e aço inox. Possuí garantia de 15 anos na fabricação e resiste à ventos de até 140km/h.

Garagem Solar

Imagine que você pode ir até o trabalho com seu carro elétrico e deixá-lo parado em um estacionamento coberto de painéis fotovoltaicos. Durante o dia as baterias do carro serão carregadas com energia limpa e, ao chegar em casa, será possível optar por utilizar a energia armazenada no carro para alimentar a casa ou vendê-la a outros consumidores de energia através da rede elétrica (que será inteligente).

Considere a volatilidade dos preços dos combustíveis e o seu alto custo ambiental. Por outro lado, tanto os painéis solares como baterias para a armazenagem vêm caindo muito de preço. Isso gera um ciclo virtuoso, onde os ganhos de escala proporcionados pelo incremento nas vendas gera ainda mais demanda por estes produtos. Por isso essa revolução chegará até nós antes do que muitos imaginam.

Muitas das grandes montadoras de veículos têm se mostrado extremamente favoráveis aos incentivos a carros elétricos. Parte desse comportamento surge de análises futuras de mercado, de mudanças no comportamento dos usuários e de incentivos governamentais. Como um exemplo, a Alemanha, país de origem da Volkswagen, está discutindo políticas que irão restringir a circulação no país de carros movidos a gasolina e diesel até 2030. Essa política tende a ser adotada nos outros países da União Europeia, alterando completamente o mercado de transporte na Europa e influenciando todo o mundo.

Carros elétricos e carregamento

Um dos principais desafios encontrados pelos adeptos dos carros elétricos é a dificuldade para carregar os veículos. Primeiro, porque nem sempre é fácil encontrar um lugar para carregar seu carro – se carregar o celular por aí já pode ser difícil, imagina então um automóvel? Em segundo lugar porque, mesmo que você encontre uma tomada dando sopa na rua, a recarga costuma demorar, no mínimo, meia hora.

Segungo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou licenciamentos, em 2017, de 3.296 híbridos e elétricos. No acumulado até setembro de 2018, eram mais 2.754. Tais licenciamentos, por enquanto, concentram-se principalmente em dois modelos: Toyota Prius e Ford Fusion, ambos híbridos.

Porém, no Brasil, enfrentamos problemas como falta de unidades de recarga. Conseguimos acompanhar nas imagens abaixo pontos de recargas em países do mundo, veja nos exemplo dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

 

                        Estados Unidos                                   Alemanha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasil

 

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