O que você esta procurando?

FEISMA - Palestra Gratuita - SONNEN ENERGIA

Energia Solar: Investimento e economia Dia 18 de novembro de 2017 às 19h no auditório da FEISMA. (Vagas Limitadas)

Como conheceu a Sonnen Energia?
Rede SocialE-mail MarketingJornalPesquisa GoogleOutros

5 passos que vão te orientar na escolha do seu Sistema de Energia Solar.

5 passos que vão te orientar na escolha do seu Sistema de Energia Solar.

Pensando em instalar um sistema de energia solar, ou contratar alguém? Listamos 5 passos para te orientar na escolha do seu sistema de energia solar.

 

1. Saber como funciona a energia solar

Antes de iniciar, é imprescindível que você entenda como funciona a energia solar.

De forma resumida: a energia solar é gerada através dos módulos fotovoltaicos que convertem a luz do sol em energia elétrica.

Mas como é feita a conversão?

No processo fotovoltaico a energia solar é convertida diretamente em energia elétrica, através do efeito fotovoltaico. Porém, é necessário um material semicondutor, geralmente fabricado a base de silício. Te explicaremos melhor no decorrer do texto.

 

2.Onde será instalado?

Analisar o lugar onde será instalado um sistema de energia solar fotovoltaico é muito importante. Isso irá definir o sistema que você deve utilizar.

Por exemplo, se você quer instalar em um lugar que não tem acesso à rede da concessionária, como fazendas, pesqueiros ou locais isolados da rede elétrica, a solução é usar um sistema “OFF GRID” também conhecido como sistemas isolados ou desconectados.

O sistema abastece diretamente os aparelhos que utilizarão a energia e são geralmente construídos com um propósito local e específico.

Pensando que o local que você deseja instalar é abastecido por energia da concessionária, então você precisa de um sistema “ON GRID” conhecidos também como sistemas conectados à rede.

Esses possuem uma grande vantagem era relação aos sistemas isolados, porque não utilizam bateria e controles de carga, tornando-se mais eficientes e garantem que toda a energia seja utilizada.

 

3. Conhecer os Principais Componentes do Sistema Solar

Como falamos à cima, existem dois tipos básicos de sistemas fotovoltaicos: Sistemas Isolados (Off-grid) e Sistemas Conectados à Rede (Grid-tie).

Um sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos:

Módulos Fotovoltaicos:

São responsáveis por captar a luz solar e converter em energia elétrica, e são dimensionados de acordo com a energia necessária. Os painéis solares mais utilizados são os modelos policristalino e monocristalino.

Controladores de carga:

São utilizados para fazer o gerenciamento da carga da bateria, não permitindo que exceda os níveis seguros de carga, otimizando e prolongando a sua vida útil.

Investidores:

Os inversores, são responsáveis por converter a energia de corrente continua dos módulos ou baterias para corrente alternada, a mesma utilizada na rede elétrica em 110V, ou 220V. No caso de sistemas conectados, também são responsáveis pela sincronia com a rede elétrica.

Baterias:

As baterias são utilizadas para armazenar a energia captada pelos painéis durante o dia. A bateria é um componentes fundamental em sistemas OFF-GRID.
Deve-se buscar o uso de tecnologias de baterias estacionárias para possibilitar descargas mais profundas do que baterias comuns. As baterias estacionárias de chumbo ácido são mais espessas, feitas para durarem mais tempo, aumentando a vida útil do sistema e garantindo maior confiabilidade para a operação do sistema.

Estruturas de fixação:

As estruturas de fixação podem ser customizadas para atender as mais diversas necessidades das instalações fotovoltaicas.
Uma boa estrutura de suporte para fixação de painéis fotovoltaicos deve ser fácil de instalar, feita com materiais de alta qualidade e com proteção contra corrosão.

Caixa de junção:

Chamadas de String Boxes, as caixas de junção, tem como objetivo acomodar todas as conexões dos circuitos de corrente contínua vindos do Painel Fotovoltaico, através dos dispositivos de proteção. As  Caixas de Junção são geralmente instaladas próximas ao Inversor de Energia, mas podem também ser instaladas no telhado, próximas ao Painel Fotovoltaico.

Obervação** Enquanto um sistema isolado necessita de baterias e controladores de carga, sistemas conectados à rede funcionam somente com painéis e inversores, já que não precisam armazenar energia.

 

4. A Melhor Direção do Painel Solar Fotovoltaico

Geralmente os módulos fotovoltaicos são instalados em teclados, mas também há a possibilidade de serem instalados em estruturas fixadas no solo. Os módulos fotovoltaicos devem ficar em um local onde fiquem exposto aos raios solares o máximo de tempo possível.

A posição ideal para os painéis fotovoltaicos é voltada para o Norte, conforme a latitude do local. No Brasil na maior parte do território as instalações são feitas de 13° a 17.

No geral o local deve prover muito sol e segurança para evitar quebra das placas ou acidentes durante vendavais ou ainda choque elétrico em pessoas e animais.

 

5. Instalação do Sistema Fotovoltaico

A melhor forma de ter um sistema funcionando conforme o esperado é escolhendo um profissional qualificado para a instalação.

Embora, o processo pareça não ser muito complicados, os riscos são altos. A recomendação é contratar um engenheiro elétrico ou uma empresa especializada para elaborar o projeto e dar andamento na documentação com a concessionários e demais providências.

A Sonnen Energia oferece todo o suporte de projeto, dimensionamento e instalação do seu sistema. Além disso, é fabricante de estruturas de fixação, que já estão presentes em instalações no Brasil e outros países da América Latina.

Gostou do nosso texto? Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro do mercado fotovoltaico:  FacebookLinkedinInstagram. 

 

Orçamento gratuito

 

Sem comentários
Deixe um comentário